HBO está assassinando cavalos para Luck

“Nenhum animal foi morto ou ferido durante as gravações desta atração”. Este disclaimer, comum em todos os créditos de produções que lidam com animais, não são aplicáveis à série Luck da HBO, estrelada por Dustin Hoffman e Nick Nolte. Desde o início das gravações em 2010, 3 cavalos ficaram feridos e precisaram ser sacrificados. A última morte ocorreu hoje 13/03 durante a produção da 2ª temporada no hipódromo da cidade de Santa Anita, no interior da Califórnia. As fatalidades já despertaram o alerta vermelho de organizações de defesa dos direitos dos animais como a American Humane Association e a PETA. O canal se defendeu das acusações e argumentou que o cavalo morto hoje não participava de nenhuma gravação e estava apenas sendo levado para um estábulo, quando caiu e bateu a cabeça. Mas os outros dois animais precisaram ser sacrificados após fraturarem as pernas em cenas de ação. As gravações foram suspensas hoje, como ocorreu das outras vezes (mas logo depois voltaram normalmente) e as organizações pedem que a produção da série seja encerrada até que uma investigação completa seja realizada.
Ainda que mortes de cavalos de corrida ocorram com frequência na “vida real” (o que por si só já é um absurdo por ser amplamente tolerado), tal fato ocorrer de forma reiterada em uma produção fictícia é inadmissível e ilógico. A HBO alega que “trabalha com a AHA para garantir que os padrões sejam cumpridos“, mas quais padrões são esses? “Ah, nas gravações eles não correm tão rápido, eles aceleram as imagens na pós-produção“. E daí? Mesmo assim os cavalos continuam morrendo e ninguém parece fazer nada. Há negligência, imprudência e imperícia no trato com esses animais e as empresas envolvidas devem assumir a responsabilidade e adotar medias para que isso se encerre, ou que encerrem a produção. Com tanta tecnologia, efeitos especiais e técnicas de produção, a HBO e os produtores David Milch e Michael Mann realmente precisam submeter os animais a condições extremas para fazer uma ~série de TV~? Triste e lamentável notícia.
Até agora, em vez do disclaimer padrão, foi inserido ao final de Luck: “As cenas de ação com cavalos foram monitoradas pela American Humane Association“. O vice-presidente do PETA, Kathy Guillermo, disse que estão reunindo provas do que ele classificou como “supervisão negligente, má condução e desrespeito com os animais”. A organização prestou queixa formal à polícia do condado de Pasadena e à Sociedade Protetora dos Animais.
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Só Links GeraLinks - Agregador de links Aglomerando - Agregador de conteúdo